O Anjo Exterminador (1962)
País: México, 95 minutos
Título Original: El Ángel exterminador
Diretor(s): Luis Buñuel
Gênero(s): Drama, Fantasia
Legendas: Português,Inglês, Espanhol
Tipo de Mídia: Cópia Digital
Tela: 16:9 Widescreen
Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080
DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA
PRÊMIOS
Prêmios Bodil - Copenhague, Dinamarca
Bodil de Melhor Filme Não Europeu (Luis Buñuel)
Associação dos Jornalistas Críticos de Cinema do México
Prêmio Deusa de Prata de Melhor Atriz Coadjuvante (Jacqueline Andere)
Prêmio Deusa de Prata de Melhor Atriz em um Papel Menor (Jacqueline Andere)
Sinopse: O filme mostra uma festa de gala que é oferecida na mansão de um rico casal. Os convidados e os anfitriões acabam de chegar de uma audição de Lucia de Lammermoor, de Donizetti. As horas se passam e, quando os convidados se preparam para ir embora, algo estranho acontece: ninguém consegue sair da sala ou entrar na mansão.
O surrealismo não estaria presente se fosse só isso, acontece que nenhum obstáculo físico os impede de sair ou de alguém entrar naquela casa, eles apenas não conseguiam passar a porta de entrada. Além disso, as repetições de falas durante o longa e outras cenas fora de contexto também são marcas do surrealismo.
Os simbolismos vão do início ao fim do filme, e é esse o ponto forte dessa obra. Com o passar do tempo, todos aqueles que estão presos no recinto começam a perder suas mascaras e seus comportamentos moldados pela sociedade burguesa. Toda aquela felicidade instaurada em suas caras, toda a saúde e toda a inteligência promovida por eles acabam perdendo força durante esse tempo que passam juntos e, assim, o Anjo Exterminador cumpre o seu papel.
Por que “Anjo Exterminador”? Ele é uma figura que aparece no Velho Testamento. Nos livros Gênese, Êxodo, Segundo livro dos Reis e Segundo livro de Samuel. Quando Deus percebe algo de errado, ele enviava o Anjo Exterminador para aplicar o castigo.
Antes mesmo do jantar começar, os empregados da casa sentem uma vontade inesperada de ir para casa e, sem mais nem menos, eles vão embora da mansão, mesmo sabendo que podem perder seus empregos no dia seguinte. Isso seria uma chamada para a salvação? Uma ordem divina?
Outra alusão a Bíblia, seria na cena onde aparecem cordeiros e entram na sala. Famintos, todos ali concordam em sacrificá-los. A Bíblia usou o costume de se sacrificar um cordeiro para fabricar a “Morte dos Primogênitos”, executada à noite pelo “Anjo exterminador” (Êxodo 12,13), onde Moisés ordenou que cada família hebréia tomasse um cordeiro e o sacrificasse no dia 14 do mês de Nissan, e que o sangue do cordeiro fosse passado nos batentes das portas das casas dos hebreus e que depois, até que amanhecesse ninguém saísse de casa…
Elenco: